Edições Anteriores

I Seminário Internacional Cultura da Música


5 e 6 de agosto de 2010




Palestrantes:

Jonathan Sterne


Professor associado e diretor do Departmento Art History and Communication Studies, McGill University, Montreal, Canada.

Obteve o grau de PhD na University of Illinois at Urbana-Champaign - Institute of Communications Research.Autor de The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction(DUke University Pub; 2003) e de inúmeros artigos sobre som e música, velhas e novas tecnologias da comunicação e assuntos correlatos. No momento, conclui a obra: MP3: The Meaning of a Format, analisando o mp3 como um fenômeno histórico, político e cultural.




Jason Stanyek


Professor Assistente no Departamento de Música da New York University e foi recentemente Professor Visitante Associado na Harvard University e External Faculty Fellow no Stanford Humanities Center. Ele já publicou artigos sobre assuntos que variam desde o hip-hop brasileiro até o jazz pan-africano, da livre improvisação intercultural à capoeira, e agora trabalha em três projetos de livro: uma monografia etnográfica sobre a performance brasileira nos EUA; é co-autor de um livro (com Benjamin Piekut) a respeito dos “duetos póstumos”; e co-editou um volume (com Sumanth Gopinath) intitulado The Oxford Handbook of Mobile Music Studies. Ativo também como compositor, guitarrista e cavaquinhista, possui o crédito de inúmeras gravações e trilhas sonoras.



Franz Manata


Artista, curador independente e professor; e Saulo Laudares artista, DJ e produtor musical, vêm criando trabalhos, em conjunto e individualmente, investigando diversas mídias e áreas do pensamento. Em 1996 iniciam o projeto SoundSystem com trabalhos que nascem do universo do comportamento e da cultura da música eletrônica.



Entre os projetos coletivos destacam-se: 7ª Bienal do Mercosul, módulo Radiovisual - projeto Ao redor de 4'33" (2009); Workshop/Happening ARTE SONORA na EAV Parque Lage, RJ (2009 e 2010); Arte e Música, Caixa Cultural, RJ (2008); ll Bienal Internacional de Praga, República Tcheca (2005); ThePlace, Centre d’Art Passerelle, Brest, França (2005). O projeto solo SoundSystem nas Cavalariças da EAV Parque Lage, RJ (2006-07) e o prêmio Interferências Urbanas, Rio de Janeiro (2008).




Jeder Janotti Junior

Pesquisador do CNPq, professor dos programas de pós-graduação em comunicação da UFBA/UFPE, professor do curso de comunicação da Universidade Federal de Alagoas. Apaixonado por música e literatura, tem a rara oportunidade de nas horas vagas tocar bateria e na outra parte do tempo trabalhar discutindo o que torna a vida ainda mais instigante: música e literatura!




Bruno Natal

Jornalista e documentarista, com mestrado pela Goldsmiths, University of London, onde estudou com uma bolsa do British Council. Através da sua produtora, a Videograma realizou documentários sobre Chico Buarque, Vanessa da Mata, Jota Quest, Maria Bethânia & Omara Portuondo, Eumir Deodato, todos lançados comercialmente. Em 2009 lançou “Dub Echoes”, filme que revela a influência do dub jamaicano no desenvolvimento do hip hop e da música eletrônica. Filmado na Jamaica, Inglaterra, EUA e Brasil, após passar por vários festivais pelo mundo, foi lançado pelo cultuado selo inglês, Soul Jazz. É colunista do jornal O Globo e já publicou na Folha de S.Paulo, Estado de São Paulo, Rolling Stone, XLR8R, URB, Spin, Vice e edita o saite URBe.




Kiri Miller

Professora Assistente de Música na Brown University e tem o título de Ph.D. em Música (Etnomusicologia) por Harvard.É autora da obra Traveling Home: Sacred Harp Singing and American Pluralism (Illinois, 2008) e publicou artigos nas seguintes revistas acadêmicas: Ethnomusicology, American Music, 19th-Century Music, the Journal of American Folklore, Game Studies, and the Journal of the Society for American Music. No momento, ela está concluindo um livro que explora as formas como a performance virtual está modificando os conceitos dos praticantes sobre musicalidade, criatividade e embodiment.




Adriana Amaral

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos - Univ, Vale dos Sinos e pesquisadora do CNPq. É doutora em Comunicação Social pela PUCRS com Estágio de Doutorado pelo Boston College. Seu projeto de pesquisa atual é sobre plataformas de música on-line a partir da perspectiva dos fandoms e do consumo subcultural.





Micael Herschmann

Pesquisador do CNPq, possui mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e realizou estágio pós-doutoral na Universidade Complutense (de Madri). Atualmente é coordenador geral do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação e vice-coordenador da linha de pesquisa de Mídia e Mediações Socioculturais do PPGCOM da UFRJ. No momento, vem desenvolvendo a pesquisa intitulada "Indústria da música do Estado do Rio de Janeiro" (com apoio do CNPq e da FAPERJ). Seus últimos livros individuais publicados foram: Lapa, cidade da música. Desafios e perspectivas para o crescimento do Rio de Janeiro e da indústria da música nacional (Ed. Mauad X, 2007); O funk e o hip-hop invadem a cena (Ed. UFRJ, 2000).



Felipe Trotta

Musicólogo e Doutor em Comunicação, é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e vice-presidente da Seção Latinoamericana da IASPM (International Association for Study of Popular Music). Como pesquisador, desenvolve temas relacionados às estratégias de valoração da música popular, com destaque para o samba e o forró. É autor de diversos artigos e prepara o lançamento de seu primeiro livro intitulado O samba e suas fronteiras: pagode romântico e samba de raiz nos anos 1990 (Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2010, no prelo).




Pablo Capilé

Produto cultural, idealizador e co-fundador do Espaço Cubo, instituto cultural que atua no campo da cultura e é conhecido em todo Brasil pela concepção de tecnologias de gestão sócio-culturais, tais como o Cubo Card – moeda complementar que se pauta em princípios de economia solidária, criada com vistas a suprir a carência da moeda oficial Real (R$) no mercado da cultura brasileira.O Espaço Cubo também é o instituto co-fundador do Circuito Fora do Eixo (www.foradoeixo.org.br), rede de reciprocidade que congrega mais de vinte estados do País. Através desta rede é que é realizado o Grito Rock América do Sul – festival idealizado por Capilé. Trata-se do maior festival integrado da América Latina, que acontece em 80 cidades no período de carnaval. Pablo Capilé também é produtor da banda Macaco Bong, eleita o melhor CD de 2008 pela Rolling Stone.



Mediadores das Mesas:


Simone Pereira de Sá

Coordena o LabCult – Laboratório de Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação (http://labcult.blogspot.com), é professora do Dep. de Estudos Culturais e Mídia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.Cientista Social (IFICS/UFRJ) e Doutora em Comunicação e Cultura( ECO/UFRJ), foi pesquisadora visitante na McGill University em 2008, trabalhando junto ao grupo de Jonathan Sterne.É autora dos livros:“As mediações Culturais de Carmen Miranda” (MIS-2002) e “O Samba em rede: comunidades virtuais (E-papers; 2006), além de artigos e capítulos sobre som, música e tecnologias da comunicação. Pesquisadora do CNPq, desenvolve no momento pesquisa sobre sistemas de recomendação e plataformas de música online.





Marildo Nercolini

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Coordenador e professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia - UFF. Editor-chefe da Revista Contracampo (PPGCOM-UFF). Mestre em Sociologia pela UFRGS, com a dissertação “Artista-Intelectual: A Voz Possível em uma Sociedade que foi Calada - um estudo sociológico sobre a obra de Chico Buarque e Caetano Veloso no Brasil dos Anos 60”. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ, defendendo a tese: “A Construção Cultural pelas Metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas.” No momento, desenvolve a pesquisa “CRÍTICA CULTURAL E NOVAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E AÇÃO: UM ESTUDO DA CRÍTICA MUSICAL MASSIVA”, onde discute o papel do crítico musical ligado à música massiva hoje e analisa os novos espaços de crítica musical, criados sobretudo a partir do uso das novas tecnologias comunicacionais.



Tatiana Bacal


Mestre em Antropologia Social (Museu Nacional) e doutoranda em Antropologia Cultural no IFCS, ambos da UFRJ. É professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e pesquisadora do Núcleo de Estudos musicais (UCAM). Desenvolveu a sua Dissertação de Mestrado sobre os DJs de música eletrônica e atualmente redige a sua tese de doutorado sobre "produtores digitais" e a digitalização da cultura. Tem publicado artigos e capítulos de livros sobre música popular e sonoridades, visualidades, autoria e novas mídias.



Vinicius Andrade Pereira

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É o diretor do PAN MEDIA LAB - Laboratório de Pesquisas e Análises em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas da ESPM. É pesquisador do CAEPM/ESPM, e pesquisador associado do McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, Canadá. É sócio-fundador e diretor científico da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura(biênio 2007-2009). Suas pesquisas e estudos situam-se, principalmente, em torno dos seguintes temas: tecnologias da comunicação, linguagens midiáticas, entretenimento, cibercultura, e estudos das materialidades dos meios e a Escola de Toronto de Comunicação, especialmente, a obra de Marshall McLuhan.


Organização: Simone Pereira de Sá (PPGCOM e Curso de Mídia-UFF/LabCult)


Programação:


Primeiro dia (05/08):



14:00h - 15:00h



Palestra de abertura: Jonathan Sterne (McGill University)


Qual a diferença que um formato faz? MP3, Medialidade e Audibilidade




15h30 - 17h00

Mesa 1: Paisagens sonoras e mediação tecnológica

PALESTRANTES: Jason Stanyek (NY University); Franz Manata e Saulo Ladares (artistas e professores do Parque Lage-RJ)

Moderação: Simone Pereira de Sá (UFF)



17h00  – Intervalo



17h15 – 18h45


Mesa 2: Os novos mediadores das cenas musicais

PALESTRANTES: Jeder Janotti (UFBA/UFPE);Bruno Natal (blog Urbe).

Moderação: Marildo Nercolini (UFF)







Segundo dia (06/08)



14h00
Mesa 3: Práticas musicais em novos espaços: Guitar Hero e plataformas de música online

PALESTRANTES: Kiri Miller (Brown University); Adriana Amaral (Unisinos).

Moderação: Tatiana Bacal (PUC-Rio)


15h30 – intervalo

15h45

Mesa 4: Novos negócios, novos atores

PALESTRANTES: Micael Herschmann (ECO/UFRJ), Felipe Trotta (UFPe); Pablo Capilé (coletivos Fora do Eixo e Espaço Cubo).


Moderação: Vinicius Andrade Pereira (UERJ/ESPM)


18h00

Lançamento do livro: Rumos da Cultura da Música: negócios, estéticas, linguagens, audibilidades.

Org: Simone Pereira de Sá.

Coletânea com trabalhos dos participantes do Seminário.