quarta-feira, 25 de maio de 2011

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA DA MÚSICA: SOM+IMAGEM


Dias 02 e 03 de junho de 2011, das 14 às 19 horas.
Auditório da Cinemateca do MAM - Museu de Arte Moderna

Desde o pioneirismo do cinema, passando pela televisão e pelas novas mídias, a atualidade é marcada muito fortemente pela centralidade da cultura audio-visual. Entretanto, pouco se problematiza o lugar e a contribuição específica do som e da música para a construção deste imaginário. Um exemplo é a noção muito difundida e naturalizada de que é possível assistir a um produto audio-visual sem áudio mas não sem imagens.

Estudos recentes oriundos do campo dos Sound Studies – Estudos de Som – têm colaborado decisivamente para desnaturalizar a relação som-imagem, analisando em profundidade o papel das tecnologias sonoras dentro da cultura áudio-visual. Da mesma forma, no campo específico dos estudos de cinema, idéias anteriores sobre a preponderância das imagens sobre os sons vêm sendo substituídas por um entendimento mais claro sobre os papéis do som nos filmes.

O II Seminário Internacional Cultura da Música: som + imagem pretende introduzir entre nós esta temática ainda pouco abordada no Brasil, a partir do ponto de vista de pesquisadores internacionais e nacionais reunidos para discutir as diversas formas de articulação do universo da cultura sonora e musical com o universo das imagens.

Realização: Programa de Pós-Graduação em Comunicação-PPGCOM/UFF em parceria com o Globo Universidade

Concepção e organização:

Coordenação geral - Simone Pereira de Sá – Professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.
Fernando Morais da Costa. Professor do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. É autor de O som no cinema brasileiro (Rio de Janeiro: 7Letras, 2008)


Equipe organizadora:

Simone Pereira de Sá (UFF)
Fernando Morais da Costa(UFF)
José Claudio Castanheira (UFSC)
Ariane Holzbach (UFF/Gama Filho)
Roberto Robalinho (UFF)



Arte gráfica e produção de conteúdo: Enio Graeff e Natalia Ribeiro – alunos do curso de mídia UFF



Apoio: CAPES; LabCult (Laboratório de Pesquisas em Culturas Urbanas e Tecnologias); ECIN- curso de Mídia-UFF; Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna); LCC-UFF (Laboratório de Livre Criação)

Um comentário: